A  Fraterno Associação Assistencial  é uma instituição sem fins lucrativos fundada em abril de 1985. Nosso objetivo visa a promoção social  do ser humano apoiando crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Para isso desenvolvemos atividades de orientação, executando projetos que fortalecem vínculos familiares e comunitários.

Em meados dos anos 70, dois jovens preocupados com a situação de algumas famílias da comunidade, querendo fazer a diferença, começaram a arrecadar alimentos para cestas de natal e doavam a essas famílias. O movimento começou a crescer e a entrega passou a ser mensal, porem perceberam que a ajuda material era insuficiente para o desenvolvimento pessoal dos assistidos. Decidiram então ampliar a ajuda oferecendo um local onde mães trabalhadoras pudessem deixar seus filhos em segurança. Isso foi possível através de uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e atualmente são atendidas cerca de 140 crianças na Creche Fraterno.

Entendendo que fortalecer os laços entre as famílias é importante, também desenvolvemos outros projetos sociais, como A Dança como Expressão do Ser, Reuniões Sócio Educativas, orientação e encaminhamento às famílias e apoio à projetos que visam a recuperação de dependentes químicos bem como orientação a seus familiares.

A evolução do trabalho se deu a tal ponto que hoje temos o respaldo de entidades que certificam nossa idoneidade:

  • FEBES – Federação de Entidades do Bem Estar Social;
  • CEE – Cadastro Estadual das Entidades;
  • CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social;
  • CMDCA/SBC – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo.