A FRATERNO ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL, entidade assistencial sem fins lucrativos, apartidária, que mantém como objetivo a ajuda ao próximo, começou a sua atuação a mais de 30 anos.

Nestes mais de 30 anos a forma de atuar junto a comunidade foi alterada mais sem perder a sua principal essência que é o auxilio aos necessitados.

Alguns de nossos trabalhos:

• EDUCAÇÃO

ORIGINAL

Mantenedora de 1 creche na imediação da Estrada dos Alvarengas, assistimos em torno de 140 crianças em horário integral e proporcionamos além de alimentação, cuidados essenciais para o bem estar das crianças, temos rotinas na creche com atividades pedagógicas e lúdicas.

O nosso objetivo é oferecer as crianças um melhor espaço para o seu desenvolvimento intelectual, formação pessoal e integração social.

Para educar é preciso amar e ter consciência do seu papel como educador. Não basta dirigir palavras soltas e fazer somente o que a obrigação demanda. É preciso entrega quando se trata do ato de ensinar.     Não basta ter conhecimento, mas também muito afeto, carinho e responsabilidade.

Aprendemos a repartir tudo aquilo que era só nosso:

A atenção das educadoras!

Os brinquedos ! … Foi difícil, mas depois percebemos como é legal brincar junto com outros e aprender com eles também.

Aprendemos a fazer coisas sozinha ! e hoje, somos mais independente ! Alguns aprenderam a correr, caindo algumas vezes, mas sempre levantando e tentando outra vez.

Aprendemos a cuidar de nossas coisas;

a comer sozinhos;

pedalar na motoca;

criar fantasias.

Todos demos nossos primeiros passos em algum momento. E sabe o que é mais legal ? Ainda temos muito o que fazer, estamos cheios de vida e isso foi apenas o inicio …

“Professor bom não é aquele que dá aula perfeita, explicando a matéria.

Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar.Depois de seduzido o aluno, não há quem o segure.”

(Rubem Alves)

As crianças são seres tão inocente,tão puros,tao carinhosos e todos passam pela educação infantil, fase importante da vida onde são passados valores que levamos para a vida toda.

Ser professor vai muito além de educar,pensamos no educar,no bem estar de cada um oferecendo amor,carinho e segurança.

Ver a evolução ao decorrer do ano, saber que um dia nos reencontraremos e eles dirão:”Ela foi minha professora, aprendi muito com ela.” é a nossa gratificação .

“Educar a liberdade e educar os próprios limites e potencialidades em sintonia com os da realidades, onde a construção da rotina e da disciplina são ferramentas básicas “

• GRUPO DE APOIO

mãos

Existe na FRATERNO ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL que é conhecido como GAFFAT – Grupo de Apoio Fraterno a Família, Alcoólicos e Toxicômanos), que é dirigido pelo Sr. Marcos Fernando e sua esposa Clarisse Macarini, que em reuniões semanais orientam tanto os envolvidos como suas dependentes, co-dependentes e famílias.

Um dos objetivos é ressocialização a sociedade.

“Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.”

(Paulo Freire)

” A essência da arte do professor reside em decidir que ajuda é necessária em uma determinada circunstância e como é que esta pode ser melhor oferecida. Mas talvez algo de útil possa ser dito sobre as formas de ajudar que poderão ter mais valor.”

(Margaret Donaldson)

” Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”

(Augusto Cury)

” A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria .”

• SERVIÇO SOCIAL

Slide1

Na área de serviço social a FRATERNO ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL atua na região do Jardim Claudia, próximo a Estrada dos Alvarengas em São Bernardo do Campo com os serviços:

– Atendimento a famílias

– Projeto Cultural com crianças e adultos.